Organominerais: o que são e quais são os seus benefícios para a agricultura moderna?

Com a população mundial aumentando cada vez mais, o principal desafio do agronegócio é produzir em larga escala, sem danificar o meio ambiente. Então surge uma nova ferramenta para auxiliar os agricultores nesta batalha: os organominerais. Continue a leitura e entenda o que é e quais são os benefícios deste insumo na agricultura moderna.

O que são os organominerais?

Essa nomenclatura é dada aos fertilizantes que contêm tanto minerais quanto matéria orgânica em sua composição.

Geralmente esses insumos são produzidos a partir da mistura de fontes orgânicas, como esterco (bovino ou de aves), farinha de osso, entre outros, com fontes minerais, como os remineralizadores ou outras substâncias, como potássio e nitrogênio.

Como são produzidos?

Cada produtor rural tem a sua própria receita para produzir um organomineral, porém, de forma geral, a produção se dá em quatro passos simples:

✔️ Faça uma pilha com a fonte orgânica (esterco, ou composto ou os resíduos orgânicos), de preferência triturada;
✔️ Adicione a fonte mineral à mistura (o remineralizador, o potássio ou o nitrogênio);
✔️ Misture bem os ingredientes, de forma que forme um insumo homogêneo;
✔️ Deixe o organomineral descansar por pelo menos 30 dias, longe da luz solar e em umidade e temperatura adequadas.

O objetivo é obter um insumo que forneça nutrientes de forma gradual e duradoura, além de promover melhorias nas propriedades físicas, biológicas e químicas do solo.

Para o produtor rural que não deseja fabricar o organomineral na fazenda, existem opções prontas para o uso no mercado. Lembre-se de checar a qualidade e a procedência antes de adquirir tal produto.

Quais são os benefícios?

Os fertilizantes organominerais promovem uma série de benefícios para o agricultor ou pecuarista, como:

✔️ Fornecimento gradual de nutrientes para as culturas;
✔️ Redução da lixiviação de nutrientes;
✔️ Melhoria da qualidade do solo;
✔️ Mais eficiência, pois por conta da liberação lenta, é necessário uma menor quantidade para que as culturas produzam;
✔️ Mais produtividade;
✔️ Redução considerável no impacto ambiental, pois não poluem, o solo, ou a água ou o ar;
✔️ Pode ser utilizado em inúmeros tipos de cultura, como grãos, vegetais, frutas, entre outros.

Vale lembrar que é importante considerar as necessidades nutricionais específicas das plantas que serão fertilizadas, além de utilizar fontes de alta qualidade para não comprometer a qualidade do organomineral.

Como a Tratto Agro pode te ajudar?

Os organominerais, assim como os remineralizadores de solo, vêm ganhando cada vez mais espaço na agricultura brasileira, pois trazem incontáveis benefícios para a atividade. Dentre esses benefícios, destacam-se a sustentabilidade e o considerável aumento da produtividade das culturas agrícolas.

A Tratto Agro, por meio do remineralizador de solos FMX Tratto, pode ajudar o agricultor brasileiro a fabricar este insumo na própria fazenda, minimizando notavelmente o custo de produção da atividade.

FMX Tratto é o primeiro remineralizador a ser registrado pelo MAPA, garantindo excelentes tetos produtivos para as mais diversas culturas, como soja, milho, cana-de-açúcar, frutas, pastagens e diversas outras.

Adicionando FMX Tratto a uma fonte orgânica de nutrientes, o produtor pode usufruir de um insumo natural, que equilibra a microbiota do solo e potencializa o que há de melhor para o desenvolvimento das plantas.

Para incrementar mais produtividade à sua lavoura, conte com FMX Tratto.

Compartilhe: