Vamos falar sobre Agricultura Regenerativa?

O que é Agricultura Regenerativa?

A Agricultura Regenerativa vem ganhando cada vez mais destaque nos sistemas de produção agrícola do Brasil, principalmente por conta dos benefícios trazidos a longo prazo por tal prática.

Consiste em um sistema de produção agrícola que visa a restaurar a saúde do solo, da água e da biodiversidade, com o objetivo de criar sistemas agrícolas que sejam sustentáveis a longo prazo e, ao mesmo tempo, produzam alimentos de alta qualidade.

Principais práticas da Agricultura Regenerativa

A agricultura regenerativa é feita a partir da utilização de processos naturais, em conjunto com práticas agrícolas que favorecem a manutenção da biodiversidade. Conheça as principais práticas abaixo:

  • 1- Cobertura permanente do solo

A palhada ou cobertura vegetal ajudam a proteger o solo contra a ação do sol, vento e chuvas, evitando a erosão.

Além disso, essa prática ajuda a repor matéria orgânica ao solo e ainda favorece a ação dos microrganismos benéficos presentes na área de plantio. 

  • 2- Rotação de culturas

A rotação de culturas é uma grande aliada do produtor que quer melhorar a qualidade do solo e otimizar os resultados da lavoura por meio de recursos naturais.

A escolha do melhor sistema para compor tal prática deve levar em conta vários fatores, principalmente o objetivo do agricultor. 

  • 3- Adubação verde

A adubação verde é uma prática que ajuda o agricultor no momento da adubação, pois muitas espécies são capazes de repor nutrientes ao solo e ajudar a tornar a atividade mais eficiente e rentável.

Plantas como crotalária, trigo mourisco, aveia preta e tremoço são amplamente utilizadas para essa finalidade, entre outras centenas de culturas.

  • 4- Pecuária regenerativa

A pecuária regenerativa segue a mesma linha de raciocínio que a agricultura regenerativa e pode ajudar a melhorar a produtividade agrícola, a saúde do solo e dos animais e ainda aumentar a biodiversidade.

Aliar a pecuária e a agricultura regenerativa é uma excelente ferramenta para agregar sustentabilidade aos seus cultivos. Um bom exemplo disso é a ILP – Integração Lavoura-Pecuária, que já possui centenas de resultados positivos Brasil afora.

  • 5-  Conservação de água

Quando a atividade se torna mais eficiente, com solos regenerados e mais produtivos, a dependência do uso dos recursos naturais é menor, como por exemplo a água.

Este recurso é indispensável para a vida, porém, quando há um equilíbrio entre nutrição, microrganismos benéficos, cobertura do solo e outros fatores anteriormente citados, as plantas se tornam mais resistentes e eficientes, demandando menos recursos para alcançar altas produtividades.

  • 6- Uso de biofertilizantes

O uso de insumos naturais tem ganhado cada vez mais espaço nas fazendas do nosso país, devido a sua eficiência e, principalmente, aos benefícios trazidos a longo prazo.

Através dessa prática, é possível recuperar solos empobrecidos e garantir o bom uso deles, além de auxiliar na recuperação do meio ambiente e promover mais sustentabilidade para a atividade.

Principais benefícios da Agricultura Regenerativa

  • 1- Melhoria da saúde do solo

Algumas práticas da agricultura regenerativa beneficiam a saúde do solo, melhorando a CTC – Capacidade de Troca Catiônica, a retenção de água, a profundidade do solo, além de fomentar a ação dos microrganismos benéficos.

  • 2- Redução da poluição

Por conta do uso de insumos naturais e da adoção de práticas regenerativas, esse tipo de agricultura reduz muito a poluição e as contaminações causadas por alguns tipos de fertilizantes e defensivos químicos, garantindo mais saúde para todos.

  • 3- Aumento da biodiversidade

Utilizar práticas que não agridem o meio ambiente aumenta a biodiversidade da fauna e flora do nosso país, beneficiando todo o ecossistema local e fornecendo o bem estar de espécies que estão ameaçadas de extinção.

  • 4- Melhoria da qualidade dos alimentos

Além de favorecer toda a cadeia produtiva, a agricultura regenerativa ainda ajuda a originar alimentos saudáveis, saborosos e nutritivos, com alta qualidade, fator que favorece a saúde humana e animal.

  • 5- Redução dos custos de produção

Com o aumento da eficiência produtiva da área de plantio, são necessários menos investimentos para que as plantas alcancem o máximo potencial produtivo, reduzindo assim os custos de produção da atividade, trazendo mais dignidade e bons resultados aos produtores rurais brasileiros.

Como a Tratto Agro pode te ajudar?

O remineralizador FMX Tratto é um grande aliado do produtor que quer aderir à agricultura regenerativa.

Este insumo é rico em macro e micronutrientes, favorece os microrganismos do solo, melhora a estrutura do solo, potencializa os benefícios dos fertilizantes, melhora a CTC e a retenção de água e ainda pode substituir o KCl, insumo importado e com alto custo.

FMX Tratto é o primeiro remineralizador de solos brasileiro a ser testado e registrado no MAPA, além de ser 100% natural, extraído de Rochas de Micaxisto.

Faça parte você também do grupo de produtores rurais que já testou e aprovou o FMX Tratto, garantindo assim mais produtividade e menor custo de produção.

Entre em contato com nossos especialistas para solicitar atendimento. Atendemos todo o Brasil!

 

Compartilhe: